Este Orixá conhecido por sua fúria e vingança contra malfeitores e pessoas que tratam as coisas sem o devido respeito e honestidade, é muito respeitado em todas as Nações da África ao Brasil. Pertence a Xapanã todas as doenças materiais e espirituais, principalmente as doenças de pele, como varíola e a lepra, com estas normalmente castiga quem merece.
Uma de suas missões no mundo material e espiritual é varrer as coisas que não tem mais utilidade, por este e outros motivos, é um dos Orixás que responde junto com Xangô e Iansã pelos processos de desencarnação, pelos cemitérios, pela destruição e em defesa dos espíritos maléficos.
- Saudação: Abaô
- Dia da Semana: Quarta-feira.
- Número: 07 e seus múltiplos
- Cor: Vermelho e Preto.
- Guia: uma conta vermelha e uma preta.
- Oferenda: Pipoca, feijão miúdo torrado, feijão preto cozido, amendoim torrado,um opeté de batata inglesa e sete tiras de carne crua sem gordura ou nervo.
- Adjuntós: Xapanã Jubeteí com Oiá ou com Obá, Xapanã Belujá com Iansã ou com Oxum Olobá, Xapanã Sapatá com Iansã ou com Obá.
- Ferramentas: Xaxará, vassoura, cachimbo, favas, moedas e búzios.
- Ave: Galo Carijó (preto e branco) ou vermelho.
- Quatro pé: Cabrito Branco ou qualquer cor, menos preto.
- Xapanã Jubeteí - São Roques quando faz adjuntó com Oiá, São Lázaro quando faz adjuntó com Obá Xapanã Belujá - Jesus Cristo crucificado quando faz adjuntó com Oxum Olobá,Senhor dos Passos quando faz adjuntó com Iansã e Xapanã Sapatá: Jesus Cristo crucificado quando faz adjuntó com Iansã, São Lázaro quando faz adjuntó com Obá.
Seus filhos são obstinados e honestos, mas por outro lado são rancorosos.Gostam muito de prestar ajuda aos outros e são extremamente sensíveis. Tem rosto anguloso, tronco pequeno e, na maioria das vezes são magros e altos com manchas no corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário