sexta-feira, 6 de abril de 2012

Oxum

Oxum é muito bonita, charmosa, e possessiva. É intuitiva e sente quando algo não está bem.É uma boa anfitriã e tem boa fé, não percebendo a maldade dos inimigos.
 Nome de um rio na Nigéria, em Ijexá e Ijebú. Segunda mulher de Xangô, deusa do ouro, riqueza e do amor.A Oxum pertence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade,por isso as crianças lhe pertencem.Dona dos rios e cachoeiras gosta de usar colares, jóias, tudo relacionado à vaidade, perfumes, etc.
Senhora soberana das águas doces. Todos os rios, lagos, lagoas e cachoeiras pertencem a este Orixá. O casamento,o ventre a fecundidade e as crianças são de Oxum, assim como, talvez por consequência, a felicidade.
 O ouro e o dinheiro em todas as suas espécies também são de Oxum. Pela hierarquia é o primeiro Orixá doce seguida de Iemanjá e Oxalá,formando assim o grupo de Orixás chamado de Cabeças Grande.

- Saudação: Ieieu ou Orí Iê Ieô
- Dia da Semana: Sábado
- Número: 08 e seus múltiplos
- Cor: Todos os tons de amarelo (amarelo claro: Oxum Pandá, amarelo escuro:Oxum Demum, amarelo ouro: Oxum Docô).
- Guia: toda amarela de um mesmo tom, o tom varia com o Orixá (amarelo claro:Oxum Pandá, amarelo escuro: Oxum Demum, amarelo ouro: Oxum Docô).
- Oferenda: Oxum Pandá - canjica amarela cozida, quindim, pêssego em calda, mel e bala de mel; e as outras canjica amarela cozida, quindim e mel.
- Adjuntós: Oxum Pandá Ibedji com Xangô Agandjú Ibedji, Oxum Pandá com Bará Agelú, Com Ogum Adiolá,com Xangô Agandjú, com Oxalá Bocum, com Oxalá Olocum, Oxum Demun com Ossãnha, com Oxalá Olocum,Oxum Olobá com Xangô Agodô, com Xapanã Belujá, Oxum Docô com Oxalá Jobocum ou Oxalá de Orumiláia.
- Ferramentas: todos adornos femininos em ouro, peixe, leque, caramujos,coração, moedas e búzios.
- Ave: Galinha amarela clara para Oxum Pandá e Demum e galinha amarela ou vermelha para Oxum Docô.
- Quatro pé: cabrita branca ou amarela
- Oxum Pandá Ibedji: Nossa Senhora de Fátima - Oxum Pandá: Nossa Senhora de Fátima quando faz adjuntó com Bará Agelú,Nossa Senhora do Rosário quando faz adjuntó com Ogum Adiolá, Nossa Senhora de Lourdes quando faz adjuntó com Xangô Agandjú, Nossa Senhora das Graças quando faz adjuntó com Oxalá Bocum, Imaculada Conceição quando faz adjuntó com Oxalá Olocum e Sagrado Coração de Jesus quando faz adjuntó com Oxalá Olocum - Oxum Demun: Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição - Oxum Docô: Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora Aparecida.

Principais qualidades de Oxum no Batuque:
- Oxum Pandá: moça coquete e vaidosa
- Oxum Demum - de meia idade
- Oxum Docô - matriarca e idosa

 As pessoas de Oxum são extremamente sensuais e perfumadas.São vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, jóias caras, roupas bonitas,tudo que se relaciona com a beleza. Gostam de chamar a atenção do sexo oposto.São boas donas de casa e companheiras, despertam ciúmes nas mulheres e se envolvem em intrigas.

* Estudo Antropológico dos Orixás:

OXUM (ÒSUN)

Òsun na África

 Oxum é a divindade do rio de mesmo nome que corre na Nigéria, em Ijexá e Ijebu. Era, segundo dizem, a segunda mulher de Xangô, tendo vivido antes com Ogum, Orunmilá e Oxossi.As mulheres que desejam ter filhos dirigem-se a Oxum, pois ela controla a fecundidade, graças aos laços mantidos com Ìyámi-Àjé (“Minha Mãe Feiticeira”).
 Sobre este assunto, uma lenda conta que:“Quando todos os orixás chegaram a terra, organizaram reuniões onde as mulheres não eram admitidas. Oxum ficou aborrecida por ser posta de lado e não poder participar de todas as deliberações. Para se vingar, tornou as mulheres estéreis e impediu que as atividades desenvolvidas pelos deuses chegassem a resultados favoráveis. Desesperados, os orixás dirigiram-se a Olodumaré e explicaram-lhe que as coisas iam mal sobre a terra, apesar das decisões que tomavam em suas assembléias. Olodumaré perguntou se Oxum participava das reuniões e os orixás responderam que não. Olodumaré explicou-lhes então que, sem a presença de Oxum e do seu poder sobre a fecundidade, nenhum de seus empreendimentos poderia dar certo. De volta a terra, os orixás convidaram Oxum para participar de seus trabalhos, o que ela acabou por aceitar depois de muito lhe rogarem. Em seguida, as mulheres tornaram-se fecundas e todos os projetos obtiveram felizes resultados”.
 Oxum é chamada de Ìyálóòde (Iaodê) título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade. Além disso, ela é a rainha de todos os rios e exerce seu poder sobre a água doce, sem a qual a vida na terra seria impossível.Os seus axés são constituídos por pêras do fundo do rio Oxum, de jóias de cobre e de um pente de tartaruga.O amor de Oxum pelo cobre, o metal mais precioso do país iorubá nos tempos antigos, é mencionado nas saudações que lhe são dirigidas:
“Mulher elegante que tem jóias de cobre maciço”.
 É uma cliente dos mercadores de cobre.Oxum limpa suas jóias de cobre antes de limpar seus filhos.
 Numerosos lugares profundos (ibù), entre Igèdè, onde nasce o rio, e Lke, onde ele deságua na lagoa,são os laçais de residência de Oxum.
 Aí, ela é adorada sob nomes diferentes e suas características são distintas uma das outras. Encontramos:
- Yèyé Odò, perto da nascente do rio;
- Òsun Ijùmú, rainha de todas as Oxuns e que , como a que vem a seguir, está em estreita ligação comas bruxas Ìyámi-Àjè;
- Òsun Àyálá ou Òsun Ìyánlá, a Avó, que foi a mulher de Ogum;
- Òsun Osogbo, cuja fama é grande por ajudar as mulheres a ter filhos;
- Òsun Apara, a mais jovem de todas, de gênio guerreiro;
- Òsun Abalu, a mais velha de todas;
- Òsun Ajagira, muito guerreira;
- Yèyé Oga, velha e brigona;
- Yèyé Olóko, que vive na floresta;
- Yèyé Ipetú;
- Yèyé Morin ou Iberin, feminina e elegante;
- Yèyé Kare, muito guerreira;
- Yèyé Oníra, guerreira;
- Yèyé Oke, muito guerreira;
- Òsun Pòpòlókun, cujo culto é realizado próximo à lagoa e que, diz-se no Brasil, não sobe à cabeça das pessoas.

 Sobre Òsun Àyálá, também chamada de Òsun Ìyánlá,a Avó, diz-se que era uma mulher poderosa e guerreira, que ajudava Ogum Alagbedé, seu esposo, na forja, da mesma maneira que Oiá.Ogum forjava e, quando o ferro começava a esfriar, ele o colocava no fogo, atiçado por oxum que fazia funcionar os foles em cadência. O barulho que eles faziam, kutu, kutu, kutu, era ritmado e parecia que Oxum tocava um instrumento de música.
 Um Egúngún que passava pela rua se pôs a dançar, inspirado pelo som que provinha dos foles . Os passantes maravilhados testemunharam seu contentamento oferecendo dinheiro. Muito honestamente. Egúngún entregou metade da soma recolhida a Oxum, a Avó, o que lhe valeu ser denominada de:
“Tocadora de música num fole para fazer dançar Egúngún
Proprietária do fole que sussurra como a chuva,E cuja tosse ressoa como urra o elefante ““.

 Segundo Epega, os reis Awaùjalè de Ijebu-Erê, em Eriti, e de Ijebu-Odê, em Ijebu, saúdam Oxum dizendo: “Minha Mãe”. Laços muito estreitos existem entre Oxum e os reis de Oxogbô. Neste lugar, a festa anual das oferendas a Oxum é uma comemoração pela chegada de Laro, fundador da dinastia, às margens deste rio cujas águas correm permanentemente. Laro, depois de muitas atribulações, achando o local favorável ao estabelecimento de uma cidade, aí se fixou com a sua gente. Alguma dias depois de sua chegada, uma de suas filhas foi banhar-se no rio e desapareceu sob as águas. Reapareceu no dia seguinte, soberbamente vestida, declarando ter sido muito bem acolhida pela divindade do rio. Laro,para demonstrar a sua gratidão, dedicou-lhe oferendas.
 Numerosos peixes, mensageiros da divindade,vieram comer, em sinal de aceitação, as comidas que Laro havia jogado nas águas. Um grande peixe,que nadava próximo ao local onde este se encontrava, cuspiu-lhe água. Laro recolheu esta água numa cabaça e bebeu, fazendo assim um pacto de aliança com o rio. Estendeu, depois, as duas mãos para frente e o grande peixe saltou sobre elas. Laro recebeu o título de Atóója – contração da frase iorubá A téwó gbáà ejá (Ele estende as mãos e recebe o peixe) e declarou: Òsun gbo (Oxum está em estado de maturidade), suas águas serão sempre abundantes. Essa foi à origem do nome da cidade de Oxogbô.
 No dia da festa anual, Atáója vai solenemente até as margens do rio. Tem a cabeça coberta por uma coroa monumental feita com pequenas miçangas reunidas e é vestido com pesada roupa de veludo.Anda com calma e gravidade, rodeado por suas mulheres e seus dignitários. Nessa procissão anual,uma de suas filhas leva a cabaça contendo os objetos sagrados de Oxum. É a Arugbá Òsun (aqueleque leva a cabaça de Oxum).
 Ela representa a moça que outrora desapareceu no rio. Sua pessoa é sagrada, e o próprio rei inclina-se à sua frente. Depois que atinge a idade da puberdade, ela não pode mais preencher essa função. Mas, pela graça de Oxum, a descendência de Atáója é sempre numerosa,não faltando, pois, a possibilidade de se encontrar uma Arugbá Òsun disponível.
 Atáója senta-se numa clareira e acolhe as pessoas que vêm assistir à cerimônia. Os reis e os chefes das cidades vizinhas estão todos presentes ou enviam representantes. As delegações chegam, uma após outra, acompanhadas de músicos. Trocas de saudações, prosternações e danças sucedem-se como formas de cortesia recíprocas, com animação crescente. Ao final da manhã, atáója, acompanhado do seu povo e dos seus hóspedes, aproxima-se do rio e aí manda lançar oferendas e comidas, no mesmo lugar onde Laro o fizera outrora.
 Os peixes as disputam sob o olhar atento das sacerdotisas de Oxum.A seguir, Atáója dirige-se até as proximidades de um pequeno templo vizinho e senta-se sobre a pedra– Òkúta Laro -, onde seu ancestral Laro havia repousado em outros tempos. A adivinhação é feita para saber se Oxum está satisfeita e se ela tem vontades a exprimir. Atáója volta em seguida para a clareira, onde recebe e trata seus convidados com uma generosidade digna da reputação de Oxum, a rainha de todos os rios.

Oxum no Novo Mundo

No Brasil e em Cuba, os adeptos de Oxum usam colares de contas de vidro de cor amarelo-ouro e numerosos braceletes de latão. O dia da semana consagrado a ela é o sábado e é saudada, como na África, pela expressão “Ore Yèyé o!!!” (“Chamemos a benevolência da Mãe !!!”).É recomendável fazer sacrifícios de cabras a Oxum e oferecer-lhe prato de mulukun (mistura de cebolas, feijão-fradinho, sal e camarões) e de adum (farinha de milho misturada com mel de abelha e azeite doce).
 A sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora que vai ao rio se banhar, enfeita-se com colares, agita os braços para fazer tilintar seus braceletes, abana-se graciosamente e contempla-se com satisfação num espelho. O ritmo que acompanha as suas danças denomina-se “ijexá”, nome de uma região da África, por onde corre o rio Oxum.
 No Brasil, ela é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias, na Bahia, e Nossa Senhora dos Prazeres, no Cuba ela o é com Nuestra Señora de la Caridad Del Cobre.

No Vodum seu culto assemelha-se ao vodum Ágbê
No culto Nkisi (ou Inkisse) seria Kisimbi
(as semelhanças se referem a arquétipo da divindade e não ao culto em sí)


Arquétipo

O arquétipo de Oxum é o das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Das mulheres que são símbolos do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais,porém mais reservadas que Oiá. Elas evitam chocar a opinião pública, à qual dão grande importância.Sob sua aparência graciosa e sedutora esconde uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social.

Algumas qualidades de Oxum no Batuque:

Epandá ibeje
Epandá
Ademum
Olobá
Adocô
Adimum-idê
Aguidá
Aguidá-mi
Alaorô
Aminaré
Atolá
Bambalá
Bambalawebô
Beremi
Beremim-omí
Bocô
Bomí
Carurúm
Carurúm-bolá


Decí
Delê
Demí
Dewê
Didú
Digama
Diní
Diníbomí
Dinioá
Diuá
Dopon
Dudú
Duô
Emí
Emibomí
Emilomí
Emiluá
Emiocí
Emiodaça
Emiomã
Emiomí
Emiremí
Emireomí
Emiuê
Gama
Iaorô
Icarí
Icarí-iecariô
Iecariô
Iê Iê cari
Locí
Lomí
Ludú
Midelé
Minioá
Mirê
Miremí
Nanã
Niná
Odá
Olele-omí
Olobomi
Olocim
Omilokum
Orugã
Taladê
Uiagadê


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