No dia posterior ao corte, permanecem alguns filhos-de-santo no Ylê para,prepararem todos os detalhes do toque que irá acontecer no sábado. As principais atividades acontecem na cozinha, considerada a parte mais importante do Ylê, depois do Quarto-de-santo. É necessário que um filho-de-santo, mais experiente e de extrema confiança do Babalorixá ou Yalorixá auxilie na organização de tudo que deve ser feito, pois os afazeres são muitos e o tempo é escasso.
Além de todas as comidas-de-santo, devem ser feitas comidas tradicionalmente sagradas e significativas que serão servidas ás visitas que são esperadas mais tarde no toque.Com as aves preparam-se: canja, galinha assada, galinha enfarofada. Com a carne do carneiro faz-se o Amalá, comida consagrada ao Orixá Xangô: A carne cozida e desfiada são agregadas ao molho com folhas de mostarda picada,servido com pirão de farinha de mandioca. Os cabritos e porcos são assados e servidos em pedaços. Faz-se também canjica de milho branca e amarela, além de uma grande variedade de doces como: sagu, pudim, ambrosia, quindim, docinhos,etc...
Para beber serve-se o Atã, bebida típica do Orixá Ogum, feita com frutas minusculamente cortadas, misturadas com guaraná e xarope de groselha.Os miúdos dos quatro-pés é cozido e picado de forma bem miúda para se fazer o sarrabulho, uma espécie de farofa temperada com cheiro verde, cebola e os miúdos picados. As filhas de Iansã, ajudadas por outros irmãos fazem o acarajé,comida consagrada ao seu Orixá de cabeça. Havendo disponibilidade faz-se ainda os bolos que serão ofertados pela ocasião do aniversário de assentamento dos Orixás.A preparação do toque segue com a arrumação do Quarto-de-santo que deve ter:flores, perfumes, as comidas-de-santo, Atã, pelo menos uma porção de cada comida que está sendo feita para o povo, frutas, balas enroladas em papéis coloridos, os bolos de aniversário. Além das inhélas e das vasilhas contendo as obrigações e de outros fetiches religiosos. Há ainda a arrumação do salão, onde acontece o toque, e das demais dependências do Ylê que depois da limpeza são organizadas para melhor receber os convidados, Babalorixás e Yalorixás que juntamente com seus filhos-de-santo vêm prestigiar a obrigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário