domingo, 1 de abril de 2012

O Toque

 O toque geralmente inicia ás 23:00 horas, quando todos os filhos-de-santo devem estar presentes e devidamente trajados de seus axós, para auxiliar o Babalorixá ou Yalorixá a recepcionar os visitantes.
 O início do toque se dá com a chamada:todos em silêncio, ajoelham-se, enquanto o Babalorixá ou Yalorixá em frente ao Quarto-de-santo, tocando o adjá (espécie de sineta) saúda a todos os Orixás, de Bará a Oxalá, fazendo pedidos de abertura, de paz, saúde e prosperidade a todos os presentes. Os filhos-de-santo respondem com a saudação específica de cada Orixá. Os alabês (tamboreiros), "puxam" os Eríns, isto é tocam os tambores enquanto entoam os Eríns, para que os presentes respondam, e a roda se forma no centro do salão, movimentando-se no sentido anti-horário. Os Eríns têm coreografias adequadas a cada orixá ou a cada "passagem", (relação da reza com alguma história daquele orixá), por exemplo: nos eríns do Orixá Ogum ora dança-se simulando com as mãos o trabalho do ferreiro na forja, ora dança-se simulando a utilização de uma lança, relacionando com Ogum guerreiro. Todos podem fazer parte da roda, adultos, crianças, iniciados e prontos, porém alguns detalhes devem ser observados. Participam da roda pessoas que estejam de axó(calça comprida para os homens, e no mínimo saia para as mulheres, desde que não seja curta), mulheres em período menstrual não participam do Batuque, mas podem auxiliar na manutenção, na limpeza e na recepção dos convidados.
 As pessoas que estiverem de luto também não podem participar do Ebó, ficando somente na assistência.Os Orixás que "chegam" usam o centro da roda para dançarem e darem os seus Axés, com exceção dos Orixás "velhos" que são encaminhados a sentarem-se nos banquinhos a eles destinados. Os Eríns seguem a hierarquia dos Orixás,sendo de responsabilidade do Alabê a exatidão dos Eríns assim como a ordem dos acontecimentos no decorrer do toque. Acompanhe a seqüência de tais acontecimentos, segundo a Nação Jêge-Ijexá.

Nenhum comentário: