O filho-de-santo é agraciado com os Axés de Obé e Ifá, quando o Babalorixá ou Yalorixá perceber o desenvolvimento, o empenho e o merecimento do filho para com suas Obrigações e o comprometimento com seus Orixás e com os fundamentos da Religião.
Significa que o Babalorixá ou Yalorixá tem extrema confiança no filho que irá receber os Axés, tanto em relação aos seus conhecimentos, quanto ao seu caráter e honestidade, pois é através do Ifá que se auxilia quem precisa de orientação e com o Obé realizamos os fetiches para os Orixás.
A entrega destes Axés ocorre no Batuque de terminação, geralmente no sábado posterior ao Batuque Grande.Quando for entregue os Axés, os objetos que compõe o jogo de Ifá e as facas deverão ser colocados em uma bandeja enfeitada com flores e folhas e se fará o ritual de entrega. O padrinho ou madrinha segurará uma vela acesa testemunhando a Obrigação. Antes de dar início à entrega dos Axés o Babalorixá ou Yalorixá dirá um pequeno discurso sobre a importância e a utilidade dos Axés que estão sendo entregues perante todos os presentes.
A partir de então o filho-de-santo é considerado pronto, isto é tem sua obrigação completa com o assentamento de todos os Orixás e os Axés de Obé e Ifá. Depende agora de seu desenvolvimento e aptidão e, com o consentimento de seu Orixá-de-cabeça e de seu Babalorixá ou Yalorixá poderá ter seu próprio Ylê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário